Serviço Social

São atribuições da assistente social do SAME, Nádia da Silva Santos Costa: viabilizar os direitos sociais dos idosos institucionalizados; fazer visitas domiciliares para o processo admissional; organização de jogos de passatempo, bingo, gincanas, passeios externos e eventos comemorativos, estimulando dessa forma a saúde mental do idoso. Também é papel da assistente social a preservação dos vínculos familiares, pois, apesar de o idoso ser acolhido pela instituição, a família tem a obrigação de não abandoná-lo.

Fisioterapia

O SAME tem uma fecunda parceria com a UNIT, há mais de 20 anos. Orientados pela professora Patrícia Fontes, os acadêmicos da Universidade realizam atendimento fisioterápico nos assistidos, estimulando o exercício e prevenindo doenças típicas da idade. Os graduandos atuam nas áreas de neurologia, reumatologia, ortopedia e cardiorrespiratória. Além disso, os idosos recebem sessões de acupuntura, realizadas pelo voluntário e fisioterapeuta Hércules Júnior.

Médico

Os médicos José Augusto Cardoso Prado (Clínico Geral), Cristina (Cardiologista) e Kleber de Araújo Carmo (Psiquiatra) prestam excelente atendimento voluntário aos idosos do SAME. Conceituados profissionais de saúde, eles realizam consultas, receituário, acompanhamento de pré e pós-operatório, encaminhamento a internações hospitalares e a outros recursos da comunidade.